DICAS DE SAÚDE

16/08/2011.

REPOSIÇÃO HORMONAL E CÂNCER DE MAMA.

José Aristodemo Pinotti (†)
Alguns anos após seu início, na década de 80, a reposição hormonal (TRH) tornou-se panacéia. Prevenia doenças – inclusive cardiovasculares e algumas neoplásicas -, prolongava a juventude e mitigava os desagradáveis sintomas da menopausa.
Essa visão foi, durante uma década, sustentada por publicações na literatura médica, até que, um ano atrás, o National Institute of Health, dos EUA, abriu um braço de sua pesquisa – irrefutável pela metodologia e pela ausência de qualquer conflito de interesses -, mostrando que com TRH não havia diminuição do risco de doenças cardiovasculares e, em alguns casos, notava-se até um aumento considerável. Isso deu início a um processo de reavaliação do conceito e do uso de hormônio após a menopausa.
Há poucas semanas, os resultados percebidos obrigaram à abertura de um outro braço dessa pesquisa pesquisa, agora lidando especificamente com o câncer de mama, que é a principal causa de morte de mulheres por neoplasias (tumores) e cuja incidência e mortalidade vem aumentando ano a ano.
Foram estudadas 16.608 mulheres; metade delas usou a combinação de estrógenos equinos e medroxiprogesterona por um tempo relativamente curto (média de 5 anos), a outra metade recebeu placebo. No grupo que utilizou hormônios verificou-se o seguinte: um maior número de casos de câncer de mama; o diagnóstico foi mais tardio; e nos exames mamográficos houve mais anormalidades e mais dificuldades de interpretação. Essas diferenças foram estatisticamente significantes, não ocorreram por acaso.
Como ensinamento, fica a permanente dúvida descartiana, que deve estar na mente de qualquer pesquisador, combinanda com um ditado francês: “Na medicina, como no amor, não existe nem sempre, nem nunca”.
O tempo de maturação das novas aquisições científicas deve ser repeitado, a repetição das pesquisas e a busca da verdade devem ser constantes e, mais do que isso, não se pode deixar de, pelo menos, considerar a possibilidade de um viés financeiro quando os laboratórios farmacêuticos lucram abundantemente com a reposição hormonal e financiaram uma boa parte dos estudos que comprovaram o seu efeito benéfico em diferentes campos e que estão sendo agora desvendados.
Com relação às mulheres, elas devem sem angústia ou pressa – pois o risco adicional é pequeno -, procurar os seus ginecologistas para reavaliar a questão da TRH, que precisa, quando feita, ser acompanhada caso a caso, com observação continuada. Na prática, se as usuárias, de acordo com seus ginecologistas, decidirem pela reposição, suas mamas devem receber atenção especial – traduzida por mamografias anuais, informando ao radiologista sobre o uso dos hormôinios. Devem ser realizados também ecografia e exames clínicos semestrais. Com isso, não se afasta o risco aumentado pela reposição, mas se garante o diagnóstico precoce, que pode ser dificultado pelos hormônios.
Quando a detecção é precoce, a probalidade de cura beira 100% e não é preciso retirar a mama. Na maioria das mulheres que tratamos no Hospital das Clínicas, em estádios clínicos iniciais, logra-se, além da cura, mamas em geral esteticamente melhores do que aquelas que tinham de ser operadas.
O conceito da reposição hormonal mudou. Sua indicação é mais restrita aos sintomas da menopausa, devendo ser usada na menor dose pelo prazo mais curto. As alternativas ao seu uso são hábitos de vida mais sadios e tratamentos não-hormonais, como os existentes hoje para a osteoporose. Os estudos nesse sentido prosseguem e apontarão caminhos novos. Estão aí os fitoestrogênios sendo amplamente experimentados. Eles são eficientes para melhorar ondas de calor e a lubrificação vaginal. Suspeitamos – e estamos pesquisando isso – que eles possam diminuir o risco para o câncer mamário, mas isso ainda não está comprovado.
As pesquisas em medicina levam muito tempo; por isso, é sempre bom que usuárias e médicos não se deixem levar por modismos terapêuticos de forma acrítica e açodada, particularmente aqueles que agridem a natureza e os processos fisiológicos normais.

GARIMPADO NO SITE: http://www.abcdasaude.com.br

===================================================

16/08/2011.
Expectativa de vida aumenta com 15 minutos diários de exercícios

Uma a cada seis mortes poderia ser evitada com um mínimo de atividade física, diz estudo realizado em Taiwan com 400 mil pessoas.



enviar por e-mail
Expectativa de vida aumenta com 15 minutos diários de exercíciosUma a cada seis mortes poderia ser evitada com um mínimo de atividade física, diz estudo realizado em Taiwan com 400 mil pessoas

* campos são obrigatórios
corrigir
Expectativa de vida aumenta com 15 minutos diários de exercíciosUma a cada seis mortes poderia ser evitada com um mínimo de atividade física, diz estudo realizado em Taiwan com 400 mil pessoas

* campos obrigatórios
Quinze minutos diários de atividade física reduzem o risco de morte em 14% e aumentam a expectativa de vida em três anos, segundo um estudo realizado em Taiwan.

A pesquisa, publicada nesta segunda-feira (15) na internet pela revista "The Lancet", contou com mais de 400 mil participantes que foram acompanhados durante uma média de oito anos, entre 1996 e 2008.
Sua finalidade era averiguar se a duração dos exercícios menor que os 150 minutos semanais recomendados ainda poderia ser benéfica para a saúde.
Se os indivíduos sedentários praticassem um pouco de atividade física diariamente "diminuiria uma de cada seis mortes", foi a conclusão de seus autores, liderados pelos médicos Chi-Pang Wen, do Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde de Taiwan, e Jackson Pui Man Wai, da Universidade Nacional do Esporte de Taiwan.
Os pesquisadores dividiram os participantes em cinco categorias segundo ao nível de exercícios praticados: inativos ou de atividade baixa, média, alta ou muito alta. Comparados com os inativos, os pertencentes ao grupo de baixa atividade, que se exercitavam uma média de 92 minutos por semana - 15 minutos diários - apresentaram um risco de mortalidade por qualquer causa 14% menor, um risco de mortalidade por câncer 10% menor e em média uma expectativa de vida de três anos mais, segundo o estudo.
E a cada 15 minutos diários adicionais de exercício o risco de morte foi reduzido em 4% e o de morrer de um câncer em 1%, independentemente da idade, do sexo ou de quem tivesse problemas cardiovasculares.

"Saber que apenas 15 minutos diários de exercício pode reduzir substancialmente o risco de um indivíduo de morrer pode motivar mais pessoas a praticar uma pequena quantidade de atividade física em suas vidas", assinalaram em um comentário adjunto os médicos canadenses Anil Nigam e Martin Juneau, do Instituto do Coração de Montreal e da Universidade de Montreal.
GARIMPADO NO SITE: http://ig.com.br

    enviar por e-mail
    Expectativa de vida aumenta com 15 minutos diários de exercíciosUma a cada seis mortes poderia ser evitada com um mínimo de atividade física, diz estudo realizado em Taiwan com 400 mil pessoas

    * campos são obrigatórios
    corrigir
    Expectativa de vida aumenta com 15 minutos diários de exercíciosUma a cada seis mortes poderia ser evitada com um mínimo de atividade física, diz estudo realizado em Taiwan com 400 mil pessoas

    * campos obrigatórios

    Yoga para gestantes 02/08/2011

    Conheça os benefícios da yoga para gestantes


    yoga para gestantes 150x150 Yoga para gestantes
    Durante a gravidez, o corpo da futura mamãe passa por constantes transformações. Além de lidar com novos sentimentos e descobertas, a grávida precisa ainda se adaptar e aprender a lidar com esse novo corpo, ainda que temporário.
    Com a prática de yoga durante a gestação, a mulher pode aproveitar todos os benefícios de estar praticando uma atividade física e consegue se ajustar progressivamente ao seu novo corpo. A yoga pré-natal ou yoga para gestantes melhora a disposição da mamãe, ameniza os desconfortos físicos, estimula a criação do vínculo mãe-bebê ao longo dos nove meses e ainda traz benéficos na recuperação pós-parto.
    Durante as aulas, a yoga para gestantes trabalha com postura, respiração, relaxamento e meditação, que são elementos da yoga tradicional, mas adaptados para atender as necessidades da gravidez. Além de ajudar a diminuir o estresse e ensinar a relaxar, a yoga para grávidas ajuda a mulher a desenvolver força, flexibilidade e resistência. A atividade prepara a gestante fisicamente dando o condicionamento físico necessário para a hora do parto, mas também a prepara mentalmente e emocionalmente.
    Confira dois vídeos sobre o assunto e conheça algumas posições da yoga para gestantes.


    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    RIR FAZ BEM À SAÚDE. 22-07-2011.


    ESTUDOS REVELAM QUE UMA BOA RISADA TEM EFEITOS   SIGNIFICATIVOS NO ORGANISMO.
    O DITADO POPULAR DIZ QUE RIR É O MELHOR REMÉDIO, VEM SENDO COMPROVADO PELA CIÊNCIA AO LONGO DOS ANOS. DIVERSOS ESTUDOS REVELAM QUE O RISO PODE PROMOVER BENEFÍCIOS INCRÍVEIS A SAÚDE A AO BEM ESTAR.
    QUANDO COMEÇAMOS A RIR, A PULSAÇÃO ACELERA OS BATIMENTOS CARDÍACOS
    QUE PODEM CHEGAR A 120 PULSAÇÕES POR MIN. QUASE O DOBRO DO CORPO EM REPOUSO.
    COM O RÍTMO CARDÍACO ACELERADO, A CIRCULAÇÃO DO SANGUE SE TORNA MAIS INTENSA E AUMENTA A OXIGENAÇÃO DE TODAS AS CÉLULAS, TECIDOS E ORGÃOS. OU SEJA, O RISO FAZ COM QUE O ORGANISMO FUNCIONE A TODO VAPOR E PODE REDUZIR SIGNIFICATIVAMENTE O RISCO DE PROBLEMAS CARDÍACOS
    DAR BOAS RISADAS PODE ELEVAR OS NÍVEIS DE HDL (O BOM COLESTEROL) NO SANGUE E DIMINUIR A PRESSÃO ARTERIAL. ALÉM DISSO, REDUZ OS NÍVEIS DE CORTISOL E ADRENALINA, QUE SÃO HORMÔNIOS DO ESTRESSE E ATUA NA PRODUÇÃO DE ENDORFINA, HORMÔNIO QUE PROVOCA A SENSAÇÃO DE RELAXAMENTO.  QUANDO OS NÍVEIS DE ESTRESSE ABAIXAM, O CORPO CONSEGUE PRODUZIR MAIS CÉLULAS DE DEFESA, FORTALECENDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO E PROTEGENDO O ORGANISMO CONTRA DOENÇAS.
    OS BENEFÍCIOS DO RISO TAMBÉM SE ESTENDEM AOS PULMÕES. UMA SESSÃO DE GARGALHADAS LIMPA E AINDA FORTALECE OS PULMÕES, ISSO PORQUE QUANDO RIMOS, INALAMOS MAIS AR E COM UMA MAIOR ABSORÇÃO DE OXIGÊNIO, A EXPIRAÇÃO TAMBÉM FICA MAIS FORTE.
    OUTRA VANTAGEM É QUE QUANDO RIMOS, OS MÚSCULOS ABDOMINAIS SÃO ESTIMULADOS E OS MOVIMENTOS FAZEM UMA ESPÉCIE DE MASSAGEM NO SISTEMA GASTROINTESTINAL, MELHORANDO O PROCESSO DIGESTIVO.
    SEM CONTAR QUE RIR MELHORA O HUMOR E LEVANTA O ASTRAL QUANDO AS COISAS NÃO VÃO BEM. UM SORRISO TRAZ SENSAÇÕES AGRADÁVEIS, CAPAZES DE ELIMINAR A TRISTEZA, A DEPRESSÃO E ELEVAR A AUTO-ESTIMA.
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    OS SAUDÁVEIS BENEFÍCIOS DO MORANGO 10-07-2011

    MORANGO PODE SER O MAIS EFICAZ DAS CINCO MAIS CONSUMIDAS FRUTAS VERMELHAS A ELIMINAR CÉLULAS CANCERÓSAS, SEGUNDO UM ESTUDO RECENTE REALIZADO NA UCLA-CENTER FOR HUMAN NUTRITION. OS PESQUISADORES TESTARAM EXTRATOS DE SEIS FRUTAS- MORANGO, MIRTITOS, FRAMBOESAS, AMORAS E CRAMBERRIS- PARA DETERMINAR A SUA CAPACIDADE DE INDUZIR A MORTE CELULAR COM CÂNCER.MORANGOS REPRESENTAM 75%DO VOLUME DAS FRUTAS VERMELHAS VENDIDAS NO VAREJO
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA ELIMINAR A BARRIGA


    ABDOMINAIS:
    EXERCITA A ZONA ABDOMINAL E LOMBAR A UM RITMO INTENSO. ASSIM, QUEIMA-SE GORDURA E AO MESMO TEMPO FORTALECE.
    BODY PUMP:
    CONJUGA-SE A PARTE AERÓBICA COM A MUSCULAÇÃO EM QUE SE REALIZA UMA COREOGRAFIA COM BRAÇOS E PERNAS.
    SPINNING:
    TREINO INTENSIVO SOBRE UMA BICICLETA, QUE FORTALECE AO MÁXIMO O ABDOMÊM E ACABA COM A GORDURA.07-07-2011

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------




    PRATIQUE  EXERCÍCIOS

    FAÇA CAMINHADA TRÊS VEZES POR SEMANA

    E SEJA FELIZ!!!




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    TIRE SUAS DÚVIDAS, FAÇA SUA PERGUNTA, E-MAIL mulheresdeoracaopp@hotmail.com