DICAS DE NUTRIÇÃO

O VERÃO E A NUTRIÇÃO 07/01/2012

O verão está chegando e as revistas e sites estão cheios de dicas para obter “um corpo perfeito” e as academias cada vez mais lotadas. Sim, é hora de criar coragem para melhorar a alimentação e consequentemente perder uns quilinhos, porém não só nessa época deve-se ter essa iniciativa. Pois, alimentação saudável associada a exercício é sinônimo de saúde!
1) Faça cerca de 5 a 6 refeições por dia
Quando alimentamos mais vezes ao dia, ingerimos porções menores de alimentos e não exageramos nas principais refeições. Evitando excesso de gorduras saturadas e carboidratos simples que geralmente estão em alimentos que geram maior saciedade.
2) Lanchinhos
Os lanchinhos entre as principais refeições devem ser ricos em fibras e leves. Coma frutas, barrinhas de cereal, sucos de frutas, biscoitos integrais, cereais com leite.
3) Tome cerca de 2 litros de água por dia
Com o calor do verão o corpo transpira mais e você tende a desidratar mais rapidamente. Caso esteja fazendo alguma atividade física, sempre leve com você uma garrafinha de água, leve também para trabalho. E em casa não esqueça de tomar água sempre que lembrar.
4) Coma frutas e verduras
As frutas e as verduras são ricas em fibras e vitaminas diversas, sendo as fibras responsáveis pelo bom funcionamento do intestino juntamente com a água, diminuem o colesterol e a glicose sanguínea, geram saciação após as refeições e as vitaminas possuem diversas funções que colaboram para o maior funcionamento do corpo.
5) Mastigue bem os alimentos
Quando mastigamos bem os alimentos facilitamos a digestão diminuindo a sensação de estômago cheio, além de gerar maior saciação.
6) Saiba fazer boas escolhas de alimentos
Quando for ao supermercado ou na lanchonete/restaurante saiba escolher a opção mais saudável, evitando exageros e contaminação por alimentos. Entre o diet e light para quem quer perder peso; escolha o light, entre o suco e o refrigerante; o suco de fruta, entre o sanduiche de frango ou hambúrguer; o de filé de frango, entre o picolé de chocolate e o de fruta; o de fruta ...
7) Explore os sabores naturais
Muitas vezes esquecemos que os alimentos possuem seu sabor próprio e com isso colocamos muito açúcar e/ou sal nos pratos que preparamos, tirando muitas vezes o sabor próprio do alimento. Use mais temperos naturais, como: alho, cebola, cebolinha, salsinha, coentro, salsa, pimentão, manjericão... Nos doces e sucos, abuse do próprio açúcar das frutas e do mel. RETIRADO DO SITE-
----------------------------------------------------------ESTÁ LIBERADO: VOCÊ PODE COMER DE TUDO. BASTA TER EQUILÍBRIO!



Está liberado: você pode comer de tudo. Basta ter equilíbrio!
Para se alimentar de forma saudável você não precisa abrir mão dos seus pratos preferidos. Basta comê-los com prazer e moderação!

Tem coisa mais gostosa do que reunir amigos e parentes ao redor da mesa para saborear uma refeição deliciosa? Realmente, comer é um dos grandes prazeres da vida! E, ao contrário do que muita gente imagina, para manter a saúde e o bem-estar não é preciso abandonar de vez os alimentos mais calóricos. Basta controlar a quantidade e a frequência com que eles farão parte das refeições. Ou seja, você pode curtir a pizza com os amigos ou se deliciar com um cremoso pudim de leite, uma vez ou outra, e ainda assim manter uma alimentação saudável e nutritiva. O segredo está no equilíbrio.

3 atitudes para um cardápio balanceado:
Uma alimentação saudável pode ser deliciosa e repleta de nutrientes que estimulam hormônios relacionados ao bem-estar.

1- Inclua alimentos variados e nutritivos no prato, e prepare-os de maneira saborosa e atraente.

2 – Coma de tudo, sem se privar do que gosta, porém com moderação. Esta atitude reduz a ansiedade e melhora o humor. Por exemplo, na feijoada do final de semana, coma o arroz, o feijão, as carnes, mas sem exagero. E inclua no seu prato a couve, a laranja, a salada,...

3- Faça da refeição um momento de prazer, saboreando cada garfada, mastigando bem os alimentos e deliciando-se com a textura e o gostinho de cada alimento.

Equilíbrio no prato
Uma refeição, seja de café da manhã, almoço ou jantar, para ser balanceada deve incluir três grupos de alimentos principais:

- Carboidratos saudáveis: Batata, mandioquinha, e cereais, como aveia, trigo, arroz, sejam eles puros ou em receitas de pães, massas, purês, ou cremes. Se consumidos com pouca gordura e na versão integral, rica em fibras, podem ser fortes aliados no controle do peso e no funcionamento do intestino. Além disso, são naturalmente fonte de energia para o seu corpo.

- Proteínas magras: Peixes, como o atum e o salmão, além do peito de frango sem pele, carne bovina magra, peru, laticínios com teor reduzido de gordura, e principalmente as proteínas vegetais, como a lentilha, a ervilha, o feijão e a soja.

- Legumes, verduras e frutas: Verde, roxo, amarelo, vermelho, laranja e branco, deixe seu prato bem colorido. Quanto mais variadas as cores, mais variedade de nutrientes você terá no prato. E fique atenta ao modo de preparo, evitando o excesso de sal e gordura.








---------------------------------------------------------------------------------
FIBRAS- QUAL A IMPORTÂNCIA DO SEU CONSUMO DIÁRIO 22-07-2011.

AS FIBRAS TEM A PROPRIEDADE DA SACIEDADE, AUXILIAM NO FUNCIONAMENTO DO INTESTINO E INIBEM A ABSORÇÃO DE GORDURAS E AÇUCARES PELO ORGANISMO, ALÉM DE REDUZIR O COLESTEROL. DIANTE DE TODAS AS SUAS PROPRIEDADES BENÉFICAS, AS FIBRAS AUXILIAM NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO.
MAS CUIDADO, PORQUE TUDO EM EXCESSO FAZ MAL. QUEM NUNCA OUVIU FALAR NA RAÇÃO HUMANA? É UMA MISTURA DE VÁRIOS CEREAIS RICOS EM FIBRAS. UM DETALHE MUITO IMPORTANTE É QUE ESSE PRODUTO NÃO É UM ALIMENTO COMPLETO , POR ISSO, NÃO SE DEVE SUBSTITUIR AS PRINCIPAIS REFEIÇÕES POR ESSE PRODUTO.
A PESSOA QUE FIZER ISSO VAI APRESENTAR CARÊNCIA DE PROTEÍNAS, GORDURAS SAUDÁVEIS, VITAMINAS E MINERAIS.
UMA MANEIRA DE TORNAR AS FIBRAS NOSSAS ALIADAS É INGERIR FRUTAS COM CASCA, LEGUME E VERDURAS DIARIAMENTE.
OS PRODUTOS INTEGRAIS DEVEM SER SUBSTITUIR OS PRODUTOS REFINADOS.
EXEMPLOS: TROCAR ARROZ BRANCO, POR ARROZ INTEGRAL, MACARRÃO COMUM, POR MACARRÃO E PÃES BRANCOS, POR PÃES INTEGRAIS.

-------------------------------------------------------------------------------
COMO SABER QUAIS DIETAS SÃO SEGURAS?18-07-2011.
A MAIORIA DAS DIETAS NÃO SÃO SEGURAS. EXISTEM MUITOS PROGRAMAS DE EMAGRECIMENTO QUE PODEM PREJUDICAR ATÉ SUA SAÚDE. SE PRETENDE EMAGRECER E SEGUIR UMA DIETA SEGURA, LEVE EM CONSIDERAÇÃO ALGUNS ASPECTOS:
                                                                                              
      
1-ANTES DE COMEÇAR UMA DIETA DE EMAGRECIMENTO, CONSULTE SEU MÉDICO QUE DEVERÁ ACONSELHAR SOBRE O MELHOR PROGRAMA PARA O SEU CASO, BEM COMO A ADEQUAÇÃO DIETÉTICA E A META SAUDÁVEL DE PERDA DE PESO.
2-QUALQUER PROGRAMA DEVE PROMOVER HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEL, PARA ISSO SERÁ NECESSÁRIO A MUDANÇA DE CERTOS HÁBITOS ALIMENTARES E PROVAVELMENTE O AUMENTO DA ATIVIDADE FÍSICA.
3-DEVERÁ INGERIR DIARIAMENTE OS NUTRIENTES, VITAMINAS, MINERAIS E PROTEÍNAS RECOMENDADOS.
4-DIMINUA A INGESTÃO DE CALORIAS, SEM CORTAR OS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS ESSENCIAIS.
5-NÃO ESPERE PERDER TODO EXCESSO DE PESO DE UMA SÓ VEZ.DEVERÁ PERDER EM MÉDIA UM QUILO POR SEMANA.
6-SALVO INDICAÇÕES ÉDICAS, CONDUZ UMA PERDA GRADUAL E MODERADA DE PESO. AS DIETAS RÁPIDAS NORMALMENTE TRAZEM DESIQUILÍBRIO DE VÁRIAS ORDENS.
7-UMA DIETA DE EMAGRECIMENTO SEGURA, DEVE INCLUIR CONSELHOS E PLANOS PRÁTICOS, PARA MANTER O PESO, QUANDO ENTRAR NA FASE DE MANUTENÇÃO.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO FAZER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL  / 10-07-2011                                                                                          
 

É FÁCIL DIZER, MAS É DIFÍCIL PARA AS PESSOAS PRINCIPALMENTE NAS GRANDES CIDADES. AS PESSOAS PASSAM HORAS NO TRÂNSITO E FALTA-LHES TEMPO PARA MUITA COISA.MAS HÁ HÁBITOS QUE NÃO SE PODE PERDER.
*É MUITO IMPORTANTE BEBER MUITA ÁGUA.
*OPTAR POR MAIS PEIXE E MENOS CARNE VERMELHA.
*COMER MENOS FRITURA.
*HABITUAR-NOS A COMER SOPA DE LEGUMES À NOITE,QUE FAZ MUITO BEM.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALIMENTOS QUE ELIMINAM A BARRIGA
           
     UMA DIETA EQUILIBRADA E BAIXA EM GORDURA ALIADA A EXERCÍCIOS FÍSICOS SÃO A MELHOR FORMA DE PERDER A BARRIGA.
*ALIMENTOS QUE ELIMINAM A BARRIGA:
*ASPARGOS, KIWI E LARANJA:
SÃO ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS O QUE EVITAM
A PRISÃO DE VENTRE.
*FRANGO, COELHO E PERU:
SÃO CARNES COM POUCA GORDURA E RICAS EM PROTEÍNAS.
*CLA-ÁCIDO LIMOLEICO CONJUGADO:
PREVINE GASES E ELIMINAM GORDURAS.07-07-2011


Comer muito à noite realmente faz mal?

02/08/2011.

Nutricionistas costumam proibir o consumo excessivo de comida na janta, entenda o porquê disso e veja algumas dicas de como comer bem à noite



comer muito a noite realmente faz mal Comer muito à noite realmente faz mal?Muito se fala sobre a nutrição noturna, mas muitas questões ainda ficam sem resposta quanto ao que realmente faz mal quando se faz refeições à noite. Um aspecto importante e que deve ser sempre levado em consideração é que a refeição noturna não é a única coisa com a qual você deve se preocupar. Seus hábitos alimentares, estilo de vida e atividades que pratica estão todos ligados e podem influenciar na sua saúde.
O ideal seria ter sempre uma alimentação balanceada, manter exercícios físicos e procurar se alimentar com a devida regularidade. Mas isso nem sempre é possível e muita gente acaba comendo qualquer coisa durante o dia apenas para não ficar com fome. Então é imprescindível tomar cuidado com a alimentação noturna para não consumir alimentos ainda mais gordurosos e pouco nutritivos, mas sim o oposto.

O que evitar na alimentação noturna

O grande perigo de fazer refeições à noite é exagerar na quantidade e comer apenas alimentos que demoram mais para serem digeridos pelo organismo. Durante a noite, o aparelho digestivo trabalha mais lentamente e acaba aumentando as reservas de gordura e provocando gases.
Outro fator que pode tornar a alimentação noturna e a sua digestão ainda mais sofrida é comer demais e ir dormir logo em seguida, quando o metabolismo está ainda mais lento.
Fuja de refeições apressadas, aproveite bem a hora da alimentação para mastigar bem os alimentos. Isso facilita a digestão e mantém o seu corpo em um ritmo tranquilo para a noite.

Como se alimentar bem à noite

Aconselha-se comer apenas alimentos mais leves e de fácil digestão no período da noite, especialmente se for muito mais tarde que 9h. Uma dica é apostar nas saladas e nas massas, que são digeridas mais rapidamente pelo organismo. Além disso, a noite é uma ótima hora para aproveitar e se nutrir consumindo os vegetais que não teve a oportunidade de ingerir durante o dia devido à falta de tempo.
Outra dica importante é que se deve sempre esperar entre 2 a 3 horas após a refeição, para então poder dormir. É recomendável ainda, que quando você fizer uma refeição à noite, você tente se manter ativa vendo televisão ou fazendo alguma outra atividade tranquila. Desta forma, o organismo também fica mais ativo e digere a comida mais rapidamente.
À noite o corpo gasta menos energia, então você deve ingerir menos alimentos, mas não ficar sem comer. Já durante o dia, quando o corpo gasta mais energia, é importante que as refeições sejam compatíveis com este gasto. As refeições à noite são essenciais, mas é importante ingerir os alimentos certos para a noite e então se beneficiar com a sua janta.
GARIMPADO NO SITE: http://www.sadia.com.br/
================================================


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIRE SUAS DÚVIDAS, FAÇA SUA PERGUNTA, E-MAIL mulheresdeoracaopp@hotmail.com