MENSAGENS BÍBLICAS

FLEXIBILIDADE- ABRINDO MÃO DE EXPECTATIVAS
12/01/2012

Uma pessoa flexível se sujeita ao Senhor e o serve(Êx 24.7;Cr30.8), se submete à vontade do Pai mesmo quando vai de encontro ao seu desejo pessoal (mt 26.42) e escolhe ser obediente a Cristo em seu comportamento e em sua vida interior (2Co10.4-6).
Nas Escrituras o oposto de flexível é ter um coração endurecido e uma "dura cerviz", implicando resistência a o Espírito Santo(At 7.51), insolência e obstinação contra o Senhor(Êz 2.2-4) e adoração a falsos deuses (Êz32.8-9), atitudes que indicam um espírito rebelde.
A pessoa com um coração endurecido e uma dura cerviz atrai sobre si a ira de Deus (Pv 28.14).
Em nossos relacionamentos, devemos nos sujeitar aos que exercem autoridade sobre nós (Hb 13.17), dando preferência aos outros em vez de exigir que as coisas sejam feitas da nossa maneira(Rm 12.10); ao mesmo tempo, contudo, devemos aborrecer o mal e apegar-mos ao bem(Rm 12.9). Acima de tudo, devemos estar prontas para proclamar as boas novas do evangelho em qualquer ambiente que Deus nos colocar. Que Deus as abençõe.
=====================
CONFIANÇA- CERTEZA INTERIOR

No antigo testamento, as palavras "confiança" e "certeza" são formas diferentes do mesmo termo hebráico. Isaías acrescenta o conceito de tranquilidade: "na tranquilidade e na confiança"
encontramos nossa força(Is 30.15). De acordo com o profeta, a tranquilidade e a confiança são efeitos da justiça(IS 32.17).
No novo testamento, os termos gregos traduzidos como "convicção" (Cl 2.2), "certo"(Rm 8.38)e "opinião bem definida"(Rm 14.5) transmitem a mesma idéia que termos semelhantes no Antigo Testamento.
A certeza não tem com base o otimismo em relação às nossas próprias aptidões. Antes, é uma paz interior baseada na operação da justiça de Deus em nós. Não se trata porém de uma confiança em nós mesmas, pois tal segurança seria falsa e infundada(Pv 14.16;Jr9.23-24). De acordo com as Escrituras, aqueles que confiam em suas próprias forças(Is 30.12), beleza (Ez16.15) ou justiça(Ez 33.12) devem ser considerados insensatos(Pv 28.26).
A verdadeira confiança tem como alicerce aquilo que o Senhor pode fazer e o seu relacionamento com seus filhos- é uma força tranquila que "tem grande galardão"(Hb 10.35-36), uma segurança duradoura que nos satisfaz plenamente.
===================
SABEDORIA -SEU FUNDAMENTO E EXPRESSÃO

06/01/2012


" O TEMOR DO SENHOR"  é o fundamento da sabedoria, o pré requisito para a obediência e o elemento que acompanha o amor(Dt10.12). Temer o Senhor e amá-lo não são atitudes antitéticas, mas inseparaveis. O Livro de Provérbios é permeado por admoestações desse tipo(Pv 1.7;31.30). 
Este "temor" indica uma reverência submissa, e não um pavor absoluto. Quem rejeita esse temor que inspira a obediência reverente escolhe percorrer seu próprio caminho(Pv1.31) e se desviar do caminho de Deus(Is55.8).
Os resultados prometidos aqueles que temem ao Senhor são bondade, riqueza, honra e satisfação(Sl 31.19), um relacionamento correto com os outros(lv 25.17), vida longa(dt 6.2), misericórdia(Sl 103.7), amparo inabalável(Pv 14.26) e o cuidado constante de Deus(Sl34.7). Fiquem com Deus!!!!
 FOFOCA- Controlando sua lingua

PARA QUASE TODAS NÓS A FOFOCA NÃO É NOVIDADE-JÁ A OUVIMOS, ESPALHAMOS E FOMOS VÍTIMAS DELA. OS BOATOS SÃO PERIGOSOS, POIS AS PESSOAS NÃO SE SENTEM RESPONSÁVEIS POR AQUILO QUE SIMPLESMENTE PASSAM ADIANTE, TORNANDO A PRESTAÇÃO DE CONTAS E O CONTROLE DOS ESTRAGOS MUITO MAIS DIFÍCIL. A FOFOCA VARIA DESDE CONVERSAS DE NATUREZA PESSOAL, SENSACIONALISTA OU ÍNTIMA, ATÉ DECLARAÇÕES QUE DIFAMAM OU PREJUDICAM A REPUTAÇÃO OU O BEM ESTAR DE UMA PESSOA. MUITAS VEZES, NOSSAS CONVERSAS SÃO REPLETAS DE JULGAMENTOS. O SENHOR COLOCA OS FOFOQUEIROS NA MESMA LISTA QUE OS PÉRFIDOS, ÍMPIOS,  HOMICÍDAS E OS ABORRECIDOS DE DEUS (RM 1.28-32). E A  BÍBLIA DEIXA CLARO OS ESTRAGOS (PV  11.13; 16.28; 18.6-8; 26.20) E AS CONSEQUÊNCIAS DA FOFOCA E DA MALEDICÊNCIA (SL 101.5; PV 8.13  17.9; MT  12.36-37; 1TM 5.13).
A IRA DE DEUS PODE SER PROVOCADA NÃO APENAS COM MENTIRAS, MAS TAMBÉM PELO RELATO DE  FATOS PARCIAL OU INTEIRAMENTE VERDADEIROS.  COMPARTILHAR QUALQUER COISA SOBRE UMA PESSOA QUE NÃO AJUDE NEM EDIFIQUE PODE SER CONSIDERADO FOFOCA. DEUS TEM SEUS PRÓPRIOS PLANOS PARA LIDAR CO ALGUÉM EM PECADO (MT 18.15). SE ESTAMOS PREOCUPADAS COM A SITUAÇÃO ETERNA DE UMA PESSOA QUE PECOU, DEVEMOS NOS DIRIGIR DIRETAMENTE A ELA , A FIM DE COMEÇAR UM PROCESSO PACIENTE DE RESTAURÁ-LA A DEUS(GL 6.1). OUVIR  FOFOCA É TÃO ERRADO QUANTO ESPALHAR COMENTÁRIOS PREJUDICIAIS (1SM 24.9; PV 17.4). A PESSOA ESPIRITUALMENTE MADURA CONTROLA SUA LINGUA (TG 1.26). A FOFOCA E A MALEDICÊNCIA SÃO INTRUMENTOS DE SATANÁS.
AO FALAR SOBRE O TIPO DE VIDA SANTA QUE AS MULHERES MADURAS DEVEM  ENSINAR ÀS MAIS JOVENS, PAULO INCLUI UMA ADVERTÊNCIA SOBRE A MALEDICÊNCIA E A ADMOESTA AS MULHERES A NÃO ACUSAREM OUTRAS (do grego diabolous, "o acusador", um título usado para satanás 34 nas Escrituras), REFREANDO-SE PORTANTO, DE AGIR DE FORMA DIABÓLICA EM SEUS RELACIONAMENTOS. NÃO HÁ ESPADA MAIS AFIADA DO QUE PALAVRAS MALDOSAS. A FOFOCA NUNCA É UM ATO DE BONDADE: ELA DEPRECIA A PESSOA SOBRE  A QUAL ESTAMOS FALANDO, DEGRADA QUALQUER CRISTÃO QUE SE DISPÕE A FAZER TAL COISA E SERVE DE TENTAÇÃO E LAÇO PARA QUALQUER OUVINTE QUE PARTICIPA DESSE ATO INSENSÍVEL.
"A INTIMIDADE COM DEUS"
A INTIMIDADE VEM COM A CONVIVÊNCIA. 28-07-2011.
VOCÊ CONVIVE COM DEUS?
SABEMOS QUE A INTIMIDADE É ALGO QUE DEPENDE DAS DUAS PARTES. NÃO BASTA, SOMENTE DEUS BUSCAR SER ÍNTIMO DO HOMEM, O HOMEM TAMBÊM TEM QUE BUSCAR A INTIMIDADE COM DEUS. MAS, COMO TER ESSA INTIMIDADE?
QUANDO CONHECEMOS UMA PESSOA, JÁ NO PRIMEIRO DIA NÃO CONTAMOS A ELA OS NOSSOS SONHOS, OU OS NOSSOS SEGREDOS MAIS PROFUNDOS. POR QUÊ? PORQUE AINDA NÃO SOMOS ÍNTIMOS DESSA PESSOA, MAS COM O PASSAR DO TEMPO, COM A CONVIVÊNCIA, TODOS OS DIAS CONVERSANDO UM POUCO, VAMOS NOS CONHECENDO MAIS E MAIS, E, CHEGARÁ UMA HORA EM QUE TEREMOS CONFIANÇA UM NO OUTRO PARA CONTAR TUDO QUE SE PASSA EM NOSSO INTERIOR. PODEREMOS ENTÃO AFIRMAR QUE A INTIMIDADE VEM COM A CONVIVÊNCIA. NÓS NÃO PODEMOS SER ÍNTIMOS DE UMA PESSOA QUE RARAMENTE CONVERSAMOS OU TEMOS UMA CONVERSA SUPERFICIAL.
COM DEUS FUNCIONA DA MESMA FORMA, COMO PODEMOS DIZER QUE SOMOS ÍNTIMOS DE DEUS SE MAL FALAMOS COM ELE DIARIAMENTE, E, QUANDO FALAMOS SÃO COISAS SUPERFICIAIS, AQUELA ORAÇÃO DE TODO CRENTE QUE ORA AO ACORDAR, NAS REFEIÇÕES E NA HORA DE DORMIR. ISSO NÃO É INTIMIDADE, POIS, COM O AMIGO ÍNTIMO, PASSAMOS HORAS CONTANDO A ELE, TUDO QUE SE PASSA DENTRO DE NÓS E OUVINDO O QUE SE PASSA NO CORAÇÃO DELE.
É EXATAMENTE ISSO QUE DEUS TEM BUSCADO NO HOMEM, INTIMIDADE. ELE QUER QUE PASSEMOS UM TEMPO DIÁRIO COM ELE, COMO ADÃO ANTES DA QUEDA. ELE QUER QUE CONTEMOS À ELE OS NOSSOS SONHOS, PLANOS E SEGREDOS MAIS PROFUNDO. MAS, SERÁ QUE ELE JÁ NÃO SABE DISSO? VOCÊ PODE ESTAR SE PERGUNTANDO. SIM. ELE SABE. MAS ELE TEM PRAZER EM NOS OUVIR E FALAR CONOSCO. PORQUE DA MESMA FORMA QUE ELE NOS OUVI, ELE QUER TER A OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR CONOSCO OS SONHOS E DESEJOS MAIS PROFUNDOS DO CORAÇÃO DELE.


ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO- USANDO A DÁDIVA DE DEUS 22-07-2011.
A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO NÃO CONSISTE APENAS EM SE MANTER OCUPADA, MAS TAMBÉM EM DESCOBRIR O FOCO DE DEUS PARA VOCÊ. ENCONTRAR UMA DIREÇÃO E AVANÇAR DE MODO A ALCANÇAR OS SEUS OBJETIVOS. O GERENCIAMENTO DO TEMPO É UMA DAS COMPETÊNCIAS MAIS DIFÍCEIS E AO MESMO TEMPO MAIS ÚTEIS QUE A MULHER PODE DESENVOLVER; EXIGE GRANDE ESFORÇO E PLANEJAMENTO REALISTA.
EM PRIMEIRO LUGAR, VOCÊ PRECISA RECONHECER QUE TEM TEMPO. A MESMA QUANTIDADE QUE DEUS DÁ PARA TODAS AS PESSOAS. COM A AJUDA DE DEUS, VOCÊ DEVE DETERMINAR COMO USAR ESSE TEMPO (PV 3.5-6).
É UM ERRO DEIXAR QUE OS OUTROS DEFINAM SUAS PRIORIDADES E CRIEM SUA AGENDA (RM 12.2). LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ PODE REALIZAR GRANDES COISAS USANDO PERÍODOS CURTOS DE MANEIRA FIEL (EC 9.10).
O MAIOR DESAFIO QUE UMA MULHER ENFRENTA NÃO É ORGANIZAR SUA VIDA OU PLANEJAR O PRÓXIMO ANO, MAS ORGANIZAR CADA DIA, RESERVANDO TEMPO SUFICIENTE PARA DESCANSAR, ALIMENTAR-SE, EXERCITAR-SE ADEQUADAMENTE E CUIDAR DA SUA VIDA DEVOCIONAL. A FIM DE SE CONCENTRAR NAQUILO QUE É DE FATO, IMPORTANTE, É PRECISO SEPARAR TEMPO PARA OS RELACIONAMENTOS MAIS ÍNTIMOS, ESPECIALMENTE COM O MARIDO E OS FILHOS, EM CASA.
A "MULHER EFICIENTE" ACORDAVA CEDO PARA PLANEJAR SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS (PV 31.15). ASSIM COMO ELA CONTAVA COM SUAS "SERVAS", AS MULHERES DE HOJE TEM ELETRODOMÉSTICOS, CARROS E SERVIÇOS DE CONVENIÊNCIA. ESTAS BENÇÃOS DE DEUS ESTÃO À DISPOSIÇÃO DAS MULHERES PARA AJUDÁ-LAS E SERVI-LAS NAS TAREFAS DO DIA-A-DIA, PERMITINDO QUE TENHAM O MÁXIMO DE TEMPO PARA DEDICAR AO SENHOR E SERVIR AOS DEMAIS.
PARA O POVO HEBREU, O DIA COMEÇAVA AO CAIR DA TARDE COM UM PERÍODO DE DESCANSO, COMUNHÃO EM FAMÍLIA E TAMBÉM ESTUDO E MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS (SL 55.17). JESUS DISSE: "BUSCAI, POIS, EM PRIMEIRO LUGAR, O SEU REINO E A SUA JUSTIÇA" (MT 6.33). UMA FORMA DE FAZER ISSO É DEDICAR O FINAL DO DIA AO DESCANSO E À REFLEXÃO, BEM COMO À PREPARAÇÃO PARA O DIA SEGUINTE E PLANEJAMENTO DE SUAS ATIVIDADES.

BONDADE- UM COMPLEMENTO DA BELEZA. 16-07-2011.
UM ESPÍRITO BONDOSO REALÇA O SEMBLANTE DE UMA MULHER, ENQUANTO UM CORAÇÃO EGOÍSTA AFETA NEGATIVAMENTE SUA APARÊNCIA E LIMITA SUA EFICIÊNCIA. O PRÓPRIO DEUS É "BONDOSO", "CLEMENTE", "BENIGNO". (ÊX 34.6;NE 9.17;SL 111.4).
ABGAIL ERA UMA MULHER BONDOSA. TINHA CONSCIÊNCIA DAS FRAQUEZAS DO SEU MARIDO, MAS AINDA ASSIM O ACEITAVA (1SM 25.23-31) QUANDO FOI AO ENCONTRO DE DAVI, PORTOU-SE DE FORMA RESPEITOSA, GENTIL E CORTÊS E, AO MESMO TEMPO, DEMONSTROU RESPEITO POR SEU MARIDO E POR OUTROS, ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE PELA FALTA DE HOSPITALIDADE.
A MOABITA RUTE ERA UMA MULHER TRANQUILA CUJA PERSEVERANÇA COMPLETAVA SUA BELEZA. USOU DE BONDADE PARA COM SUA SOGRA MESMO QUANDO NOEMI SE ENCONTRAVA ENVOLTA EM AMARGURA E AUTOPIEDADE (RT 2.2). POR FIM, SEU CARÁTER FORTE E ATITUDE BONDOSA FORAM RECOMPENSADOS COM UM MARIDO DEDICADO E UMA DESCENDÊNCIA IMPORTANTE (4.13).
UMA MULHER QUE EXPERIMENTA O PERDÃO E O AMOR DE DEUS DEVE SE TORNAR CADA VEZ MAIS SENSÍVEL ÀS NECESSIDADES DOS OUTROS. UMA ATITUDE CONDESCENDENTE OU RESSENTIDA NÃO DÁ EXEMPLO DE BONDADE. AS MULHERES CRISTÃS SÃO DESAFIADAS A SEREM BONDOSAS, GENTIS, MISERICORDIOSAS E PERDOADORAS (NE 9.17).
UMA PESSOA CRISTÃ REFLETE O REINO DE DEUS NAQUILO QUE DIZ. PALAVRAS SÁBIAS SÃO BONDOSAS, ENQUANTO PALAVRAS INSENSATAS SÃO DANOSAS (EC 10.12). OS CRISTÃOS SÃO ADMOESTADOS A FALAR COM BONDADE E SINCERIDADE (CL 3.12-13). AS PALAVRAS PODEM FERIR O CORAÇÃO,DEIXANDO CICATRIZES PROFUNDAS, E PREJUDICAR UMA REPUTAÇÃO OU RELACIONAMENTO. TER BONDADE SIGNIFICA DEMONSTRAR O AMOR DE DEUS E SER INSTRUMENTO DO CUIDADO DELE EM UM MUNDO NECESSITADO.
COMO UM FIM EM SI, A BONDADE OU GRACIOSIDADE, É APENAS UMA ATITUDE AGRADÁVEL DESENVOLVIDA À CUSTA DE MUITO ESFORÇO E DETERMINAÇÃO, VISANDO OBTER A ACEITAÇÃO DE FAMILIARES E AMIGOS. EM OUTRAS PALAVRAS, NÃO PASSA DE UM TIPO DE MAQUIAGEM. MAS SE A BONDADE É FRUTO DE UM CARÁTER PIEDOSO E NASCE DE UM CORAÇÃO COMPROMETIDO COM O SENHOR, SE TORNA INSTRUMENTO PARA ATRAIR OUTRAS PESSOAS PARA O SALVADOR E SERVIR A CRISTO NO REINO. ESSA MULHER "GRACIOSA" TEM GRANDE HONRA.

" MULHER VIRTUOSA,QUEM A ACHARÁ? O SEU VALOR MUITO EXCEDE O DE FINAS JÓIAS. O CORAÇÃO DO SEU MARIDO CONFIA NELA, E NÃO HAVERÁ FALTA DE GANHO. ELA LHE FAZ BEM E NÃO MAL, TODOS OS DIAS DE SUA VIDA. (PV 31.10-11-12).

OS ATRIBUTOS DE DEUS- ELE É ONIPOTENTE 14-07-2011
O PODER DE DEUS NÃO TEM LIMITES E ELE OPERA SEGUNDO A SUA VONTADE. NO ENTANTO, DEUS NÃO PODE MENTIR(TG 1.2),SER TENTADO OU TENTAR ALGUÉM COM O MAL (TG 1.13). NÃO PODE TER COMUNHÃO COM O PECADO (HC 1.13). TAIS CARACTERISTICAS NÃO SÃO FRAQUEZAS NEM INADEQUACÕES, MAS PERFEIÇÃO DO SEU PODER.
DEUS É A FONTE DO SEU PODER. QUEM MAIS PODE CRIAR ALGO COM SIMPLES PALAVRAS (SL 33.9)?
DESDE AS MARAVILHAS QUE SÓ PODEM SER VISTAS COM PODEROSOS MICROSCÓPIOS ATÉ AQUELAS QUE SÓ SÃO VISLUMBRADAS POR IMENSOS TELESCÓPIOS, O PODER DE DEUS ESTÁ À MOSTRA PARA TODOS (SL 19.1,4). DEUS USA SEU PODER PARA: PERMITIR QUE SEUS FILHOS VENÇAM A MORTE; OFERECENDO-LHES A SALVAÇÃO; COMPLETAR SUA TRANSFORMAÇÃO; EQUIPÁ-LOS PARA O SERVIÇO; PROTEGER, PROVER E PRESERVÁ-LOS; E GARANTIR-LHES SUA HERANÇA (RM 8.31).
SE DEUS NÃO FOSSE TODO PODEROSO, SUA MISERICÓRDIA SERIA APENAS PIEDADE INÚTIL, SUA JUSTIÇA NÃO PASSARIA DE UMA AMEAÇA VAZIA, SEU CONHECIMENTO SERIA UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES IRRELEVANTES E SEU AMOR NÃO PASSARIA DE FRUSTRAÇÃO. O PODER SUPREMO JÁ FOI COBIÇADO POR ANJOS E SERES HUMANOS, MAS O TRONO ESTÁ OCUPADO (AP 4.2-3) E O REI NÃO CORRE NENHUM RISCO DE SER DEPOSTO (SL 93.2-4), POIS DEUS GOVERNA SEM RIVAIS (SL 86.8-10).

"RENDEI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM, E SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE. (SL 107.1).

AGIR OU REAGIR. 11-07-2011.

A IRA PODE SER DEFINIDA COMO UMA REAÇÃO EMOCIONAL A UMA SUPOSTA OFENSA OU INJUSTIÇA. POR ISSO,NORMALMENTE ELA É EXPRESSA QUANDO UMA MULHER INTERPRETA AS CIRCUNSTÂNCIAS INCORRETAMENTE,FAZ UM JULGAMENTO EQUIVOCADO OU REAGE DE IMEDIATO POR SE SENTIR AMEAÇADA OU MAGOADA.
ESSA IRA É INJUSTIFICADA E PECAMINOSA, POIS, COM EFEITO, NEGA O PODER DE DEUS DE CUIDAR DE NOSSAS NECESSIDADES E MÁGOAS. UMA EMOÇÃO COMO ESSA PODE ACABAR TOMANDO CONTA DE TODA A NOSSA VIDA. ENCONTRAMOS NAS ESCRITURAS VÁRIAS ADVERTÊNCIAS ACERCA DO PERIGO DA IRA (EC 7.9; MT 5.22; EF 4.26,31). NA MAIORIA DAS OCASIÕES, DEVEMOS COLOCAR NOSSA IRA OU RAIVA AOS PÉS DE JESUS E PERMITIR QUE ELE OPERE EM NOSSO FAVOR.
A IRA DE DEUS É SEMPRE CONTROLADA E EXPRESSA DE FORMA PERFEITA
(SL 30.5: 78.38). AS ESCRITURAS APRESENTAM EXEMPLOS DE IRA JUSTA, COMO A DE MOISÉS DIANTE DA FALTA DE CONFIANÇA E FIDELIDADE DOS FILHOS DE ISRAEL PARA COM DEUS (ÊX 32.19). A IRA NORMALMENTE SE MANIFESTA DIANTE DA DESOBEDIÊNCIA DELIBERADA À VONTADE E ÀS LEIS DE DEUS. A PREOCUPAÇÃO CENTRAL NESSES CASOS DEVE SER COM A JUSTIÇA E A RECONCILIAÇÃO E NUNCA COM A VINGANÇA PESSOAL MOTIVADA POR NOSSAS PRÓPRIAS MÁGOAS. DEVEMOS TER O CUIDADO DE LEVAR NOSSA IRA AO SENHOR PRA QUE ELE AVALIE E CONTROLE.VOCÊ COSTUMA AGIR OU REAGIR? É BEM PROVÁVEL QUE A RESPOSTA A ESSA PERGUNTA SIMPLES REVELE SUAS FRAQUEZAS NO TOCANTE À EXPRESSÃO DA IRA. UMA PESSOA QUE AGE CONHECE A SI MESMA E AS SUAS CONVICÇÕES E SABE COMO DEVE SE COMPORTAR (CL 3.23,24). ALÉM DE TER ESSE AUTOCONHECIMENTO, ESCOLHE AGIR EM FUNÇÃO DELE. AS AÇÕES DE OUTROS NÃO DITAM SUAS REAÇÕES, POIS SEU REFERENCIAL É A SABEDORIA QUE VEM DO SENHOR (CL 3.16,17).






"SE ATENTAMENTE OUVIRES A VOZ DO SENHOR, TEU DEUS, TENDO CUIDADO DE GUARDAR TODOS OS TEUS MANDAMENTOS QUE HOJE TE ORDENO, O SENHOR, TEU DEUS, TE EXALTARÁ SOBRE TODAS AS NAÇÕES DA TERRA. (DT 28' 1"). 06-07-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIRE SUAS DÚVIDAS, FAÇA SUA PERGUNTA, E-MAIL mulheresdeoracaopp@hotmail.com